quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pão com pasta de azeitonas e bacon

Não compramos pão cá em casa - eu faço sempre. Como não têm surgido receitas novas (basicamente vou fazendo as mesmas, alternando pão branco simples com algumas misturas, sejam com gérmen de trigo, como sêmea de trigo, ou farinha integral) não tenho publicado nada.

Este pão surgiu da necessidade de levar algumas iguarias para um piquenique e a partir de uma receita de pão branco simples saiu este pão com recheio.


Pão com pasta de azeitonas e bacon

Ingredientes:
  • massa de pão branco (ver abaixo)
  • uma taça de azeitonas (descaroçadas e desfeitas)
  • alho em pó a gosto
  • azeite a gosto
  • bacon picado miudinho a gosto
Preparação:

Preparar a massa de pão. (Usei cerca de 1,8kg de farinha, uma embalagem de levital - 25 gr de fermento fresco, sensivelmente duas colheres de sopa de azeite, sal a gosto, água morna até a massa ficar bem maleável e a soltar da tigela e das mãos). Assim que a massa levedar, voltar a amassar (ligeiramente, um ou dois minutos), e deixar repousar novamente. Voltar a amassar mais dois minutos e deixar repousar mais um pouco, deixando crescer.

Com esta massa fiz duas pizzas (diâmetro 28 cm, sensivelmente), um pão de forma, e ainda deu para este pão, que fiz da seguinte forma:

Estender a massa (não sei precisar a quantidade que usei) em formato de rectângulo, tão fino quanto desejar. Eu deixei com menos de 1 cm de espessura. Espalhar a pasta de azeitonas envolvida com o alho em pó, azeite e o bacon em toda a superfície da massa. Enrolar como se fosse uma torta.
Cortar a torta em fatias finas (de cerca de 1 cm) e dispor as fatias numa forma forrada com papel vegetal. Eu consegui duas camadas numa forma de 26cm.
Pode deixar-se a massa repousar mais um pouco (10 a 15 minutos) e depois levar ao forno. Quando a massa estiver cozinhada e douradinha, retirar.


Vai uma fatia?

Versão para impressão

7 comentários:

  1. Eu gosto imenso de pão com azeitonas, só tenho pena do moço cá de casa não gostar! :) Vou guardar a tua receita para experimentar :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  2. Que delicioso pão!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Este pão tem um ar bem delicioso..E como fã de azeitonas vou guardar a receita para mais tarde experimentar!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto deliciosos e gostos dos ingredientes

    ResponderEliminar
  5. Humm, que aspecto delicioso. Adorei! Beijokas

    ResponderEliminar
  6. A chave deste pão para ficar assim fofo é o azeite e o facto de ser levedado e amassado diversas vezes.

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...