sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gelado toffee com praline e nozes com chocolate

Para sobremesa do dia de S. Valentim queria algo novo, mas com a certeza que fosse correr bem. E para isso procuram-se receitas simples...

A receita do gelado encontrei aqui, bem simples de fazer. Mas eu queria algo para dar diferentes texturas e fiz duas coisas extremamente simples e saborosas. Deram o crocante que faltava e a sobremesa vai com certeza ser repetida.
Gelado toffee com praline e nozes com chocolate

Ingredientes:

Para o gelado:
  • 2 pacotes de natas
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • 1 clara
Para o praline:
  • 1/4 cup de nozes picadas grosseiramente
  • 1/2 cup de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 pitada de sal (a gosto, opcional)
(cup com capacidade de 250ml)

Para as nozes com chocolate:
  • 50gr chocolate de leite
  • metades de nozes q.b. até acabar o chocolate
Preparação:

Para o gelado:

Usei a máquina de gelados, e por isso tive de colocar a cuba com antecedência de pelo menos um dia no congelador.
Como esta mistura de gelado não vai ao calor não senti necessidade de a arrefecer, mas tive o cuidado de colocar os ingredientes no frigorífico algumas horas antes.
Para a mistura de gelado basta bater muito bem as natas até encorparem (aumentarem de volume e ficarem mais firmes). Adicionar o leite condensado cozido e a clara e continuar a bater bem. Vai ficar uma mistura volumosa, bastante fofa.
Colocar na máquina de gelados. No meu caso bastaram cerca de 20 minutos até ficar perfeito.
Colocar o gelado num recipiente e levar ao congelador, se não for para servir no momento.
No caso de ir ao congelador, retirar cerca de 15 minutos antes de servir.

Para o praline:

Basta levar, numa frigideira, todos os ingredientes e deixar caramelizar. Mexer de vez em quando para que as nozes fiquem bem envolvidas. Quando o açúcar estiver completamente derretido e com cor de caramelo, verter sobre uma folha de papel vegetal numa superfície fria. Espalhar para ficar mais fino. No fim de arrefecer e ficar firme partir em pequenos pedaços.
Guardar num frasco hermético.
O uso de sal é opcional, mas na minha opinião faz a diferença - dá um contraste fantástico com o sabor a caramelo do gelado, não sobrepondo dois sabores muito doces.

Para as nozes com chocolate

Para isto basta derreter o chocolate (método à escolha, banho-maria ou microondas) e passar as metades das nozes no chocolate. Escorrer bem e colocar a secar em cima de papel vegetal. Guardar num frasco, preferentemente no frio.

Todos os componentes da receita podem ser feitos com antecedência (foi o que fiz), e assim uma sobremesa muito apelativa aos olhos serve-se em alguns minutos, sem stress! É uma receita simples, mas com todo o sabor a caramelo que cá em casa adoramos. Hei-de repetir e tentar algumas variantes.

Vai uma colherada?

Versão para impressão

7 comentários:

Se quiserem partilhar uma fatia...