domingo, 24 de junho de 2012

Gelado de Chocolate

E claro que aqui por casa continua a aventura da máquina de gelados. Desta vez o gelado saiu mesmo no ponto, adorámos!

A receita foi vista por aí em diversos blogues, mas eu alterei um pouco - não usei água, apenas leite. Se quiserem ver onde me inspirei procurem aqui, vale bem a pena a visita!


Gelado de Chocolate


Ingredientes:
  • 200gr de chocolate (usei 74% cacau)
  • 2 chávenas de leite (aprox. 440ml)
  • 3/4 chávena de açúcar
Para acompanhar:
  • natas batidas com um pouco de açúcar em pó
  • granola
  • amoras frescas

Preparação:

Num tacho colocar o leite, o açúcar, e o chocolate partido em pedaços. Deixar levantar fervura, mexendo sempre. Depois de levantar fervura deixar em lume brando durante cerca de 5 minutos, continuando a mexer. O creme vai engrossar um pouco (apetece começar a comer logo ali!)
Colocar num recipiente (evitar o plástico, se for de barro melhor, porque mantém melhor o frio) e levar ao frigorífico. Eu deixei de um dia para o outro.
Antes de levar à máquina de gelados ainda coloquei cerca de 30 minutos no congelador. Coloquei então na máquina durante o tempo recomendado pelo fabricante.
Ficou um gelado bem cremoso, comido na hora.
A foto da apresentação é do gelado já no dia seguinte, depois de estar no congelador. Permaneceu muito cremoso (bastaram meia dúzia de minutos fora do frio para formar as bolas), e os acompanhamentos deram alma a este gelado. Divino!


Vai uma colherada? (vá lá, duas?)

Versão para impressão

5 comentários:

  1. Este gelado delicioso fez me lembrar a sobremesa que a mae do meu mais que tudo me deu a provar...um dia destes ja a ponho:p mas este gelado de chocolate....aaai...ja ia!!!:) delicioso!!!

    ResponderEliminar
  2. olá catarina,
    vim conhecer o teu cantinho e fiquei muito impressionada. gostei muito das tuas receitinhas, vou voltar mais vezes, garanto-te =) se tiveres curiosidade o meu está aki: http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Hummmm, que belo geladinho!! Agora com este calor nada melhor! Aproveita mesmo essa maquina :D

    74% cacau...isso é musica para os meus ouvidos :) Adorei também o acompanhamento! A granola deu o toque crocante especial :)

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...