quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bolachas custard

Há algum tempo que tinha a farinha em casa, já tinha visto receitas em imensos blogues que visito mas ainda não tinha experimentado. E como me arrependo de não ter feito a receita mais cedo... A desculpa mental era que sem dispara-biscoitos podia ser difícil moldar. Qual quê... Fazem-se bolinhas, achatam-se com um garfo, que fica bem giro, e estão prontas para ir ao forno!
A receita base que usei foi encontrada aqui, n'O meu livro de receitas, mas ainda acrescentei ingredientes para decoração, que deram um toque especial.
E no fim de as tirar do forno, com aquele cheirinho, arrependi-me de não ter dobrado a receita :)


Bolachas Custard

Ingredientes:
  • 150gr de margarina amolecida
  • 100gr de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 50gr de farinha custard
  • 1 colher de chá de fermento
  • 250gr de farinha
  • sementes de papoila q.b.
  • amêndoas picadas q.b.
  • chocolate negro picado q.b.
      
    Preparação:

    Comecei por bater bem a margarina com o açúcar e adicionei depois o ovo. Voltei a bater muito bem e adicionei o sal, o fermento, e a farinha custard. Voltei a bater bem até ficar uma massa lisa e uniforme e por fim a farinha de trigo. Fiz tudo apenas com colher de pau, sem sequer usar batedeira, e foi bastante rápido.
    Apesar da massa ficar mole conseguem moldar-se pequenas bolas que depois se achatam com um garfo. Convém passar o garfo por farinha para não pegar aos montinhos.
    No fim decorei com amêndoas, sementes de papoila e chocolate.
    Levei ao forno e fui vigiando, pressionando as bolachinhas e retirando quando estivessem firmes.
    Não contei quantas rendeu, mas sei que quentes ainda se roubaram umas quantas... (Rendeu mais do que se vê no pratinho)


    Vão umas bolachinhas? (não consigo oferecer só uma...)

    Versão para impressão

    6 comentários:

    1. Tu bateste isso tudo à mão?!!
      Bolas, deves ter cá um pulso!!
      Eu dou 2 mexidelas e já o pulso se começa a queixar!!
      Muitos Parabéns!! As bolachas tÊm um aspecto fantástico e de certeza que devem ter ficado muito boas!!
      E agora, é inventar...
      Juntar raspa de limão, ou gengibre, ou laranja, canela e erva-doce, ou chocolate... Tudo i

      ResponderEliminar
    2. Ficaram muitos bonitos os teus biscoitos.
      Eu costumo fazer com o dispára-biscoitos.

      ResponderEliminar
    3. Mesmo sem o dito do dispara biscoitos ficaram LIIIIIINDOOOS CATARINA, levo a receitinha e SIM aceito umas bolachinhas agora para o meu lanchinho hehehe

      beijinhos!!

      ResponderEliminar
    4. Olá, venho agradecer o comentário no meu blog no post do meu aniversário.
      Aproveito para levar uma bolacha deliciosa para a sobremesa, hummmmm, estão divinais!!
      Bjs

      ResponderEliminar

    Se quiserem partilhar uma fatia...