sábado, 23 de julho de 2011

Pão de aveia

Já tinha visto algumas receitas de pão de aveia pelos blogues que costumo visitar, mas acabei por não seguir nenhuma receita, pois a maior parte são para a MFP e como eu faço tudo com as minhas pás de 5 pontas (ou as minhas mãos, como queiram chamar) e gosto de uma determinada consistência de massa decidi inventar à medida que ia fazendo...
O pão ficou uma delícia, e vai desaparecer num instante - brevemente irei repetir a receita.


Pão de aveia

Ingredientes:
  • 2 chávenas de flocos de aveia integrais reduzidos a farinha (usei a 1,2,3)
  •  2 chávenas de farinha de trigo
  •  2 chávenas de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça
  • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
  • sal q.b.
  • 1 cubo de fermento
  • água morna q.b. até amassa ficar ligada e com a consistência desejada (eu gosto da massa firme)

Preparação:

Em primeiro lugar medi a aveia integral em flocos(2 chávenas) e reduzi a farinha na picadora 1,2,3.
Coloquei num alguidar e juntei então as outras duas farinhas. Juntei também o azeite, o sal, as sementes e o fermento diluído num pouco de água morna.
Envolvi bem todos os ingredientes e fui juntando água morna aos poucos, amassando sempre, até a massa ficar com uma boa consistência e se descolar facilmente do alguidar.
Deixei repousar em local abrigado, tapada com panos, até dobrar de volume.
Formei 3 pães pequenos e assei até ficarem douradinhos.


Vai uma fatia?

14 comentários:

  1. Ficaram maravilhosos amigas belos pãezinhos e que belas máquina de 5 pás...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Até que vinha uma fatia, ficou com excelente aspecto, e deve ter ficado muito gostoso.

    bjs

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Que pãozinho tão lindo e caseiro. Um aspecto divino. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Vai uma fatia ou mais que uma. Ficou lindo! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Tem muito bom aspecto, não há nada como um pãozinho quentinho acabadinho de fazer ;)

    ResponderEliminar
  6. que pão maravilhoso!!!!

    estou na fase dos pães e é maravilhoso prepará-los!!!

    delicia delicia!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha ficou o teu pão!
    Esse interior está mesmo fantástico.

    ResponderEliminar
  8. FICOU PERFEITO, E JÁ IA UM COM MANTEIGA...
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  9. adorei o interior desse pão, tá super guloso :)

    ResponderEliminar
  10. Oi Catarina!! Não conhecia seu blog e adorei !!Que delicia este pão de aveia, super saboroso!!Hummm Voltarei sempre no seu cantinho! beijos

    ResponderEliminar
  11. hola

    Es un pan estupendo tiene un aspecto
    buenísimo. ami también me gusta hacer el pan en casa por eso me encanta y es un buen trabajo casero
    siempre estará mejor

    un saludo

    me quedo para seguir tu blog

    pepe

    ResponderEliminar
  12. E com 750g de farinha deu só 3 paes pequenos? :O assim até os da padaria ficam mais baratos... eu sei que nem fazes pelo preço, mas fiquei surpreendido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está... Não faço nada exclusivamente pelo preço, mas sim pela experiência! Não estou a gerir um negócio, não se preocupe sr anónimo!

      Eliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...