terça-feira, 5 de abril de 2011

Bolachas de aveia, coco, nozes e limão

Acho que as bolachas de aveia feitas em casa entraram demasiado tarde na minha vida... Só conhecia as clássicas de compra, desde a infância - a minha avó comprava e dava-me quando ia lá a casa.
Mas como descobri o gosto pela cozinha já bastante tarde, também há ainda muitos ingredientes que estou a descobrir, pouco a pouco. Quando gosto de algum, uso até à exaustão, fazendo diversas experiências. Como já perceberam, adoro bolachas de aveia... E esta foi a última versão feita cá em casa. (O Carlos já as colocou em primeiro lugar no top bolachas, ehehe)


Bolachas de aveia, coco, nozes e limão


Ingredientes:
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal fino
  • 1 chávena de nozes picadas
  • 1/2 chávena de coco ralado
  • 2 colheres de sopa (rasas) de sementes de linhaça
  • 2 colheres de sopa (rasas) de sementes de sésamo
  • 2 chávenas de flocos de aveia
  • raspa de 1 limão
  • 1 chávena de margarina (chávena cheia de cubos pequenos, ainda sólidos)
  • 1 chávena de açúcar
  • 4 colheres de sopa de mel

Preparação:

Juntar numa tigela a farinha, o bicarbonato, o sal, as nozes. o coco, as sementes, a aveia e a raspa de limão. Misturar bem.
Levar num tachinho o açúcar, o mel e a margarina até derreterem e formarem um molho homogéneo.
Misturar este molho nos ingredientes secos e envolver bem, até ficarem todos completamente absorvidos.
A massa fica um pouco solta, mas pressionem bocadinhos de massa entre as mãos, façam bolas, e disponham num tabuleiro forrado a papel vegetal. Achatem com a ajuda de um garfo.
Levem ao forno em temperatura média até as bolachas incharem um pouco e ao exercer pressão com um dedo não ficarem com um buraco. Atenção, não as deixar ficar firmes, pois depois, ao arrefecer, ficam demasiado duras.

Esta receita rendeu 25 bolachas (menos que a receita anterior), que foram devoradas num instante!


Vai uma dentada?

Versão para impressão

7 comentários:

  1. Que maravilha!!!!Mesmo crocantes e tem tudo o que gosto!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. hum eu ainda nao me aventurei a fazer bolachas com aveia mas ando com vontade a ver tantas maravilhas aqui no teu blog
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma receita bem a meu gosto, estão tão lindas!

    ResponderEliminar
  4. Estão com optimo aspecto! Bem que comia umas quantas...Acho que vou ter que as fazer!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. nunca fiz com aveia, mas amei o aspecto das tuas , parecem ser tão boas.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Bem,eu diria que na minha casa essas bolachinhas iriam desaparecer num ápice :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sabes que nunca utilizei os flocos de aveia em bolachas mas ando muito tentada, já agora dos quais costumas usar Catarina. Essas bolachinhas parecem realmente do melhor e bem ao meu gosto...crocantes.

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...