quinta-feira, 3 de março de 2011

Camarões no forno com batatinhas e cenouras

No último fim-de-semana que fomos a casa dos meus pais fiz pratos bastante interessantes... Para além dos belos hambúrgueres fiz este prato. Estes camarões estavam algures na blogosfera, servidos como petisco, e não tenha a certeza se eram feitos exactamente desta forma, pois acabei por não guardar o link. Quem tiver uma receita parecida que se acuse, assim relembro de onde me inspirei.
De petisco passei-os a refeição, juntando umas batatas assadas com cenoura, que com a mão da minha mãe ficaram divinas!


Camarões assados no forno com batatinhas e cenouras

Ingredientes:

Para os camarões:
  • cerca de 1 kg de camarão (20/30)
  • 4 dentes de alho picados
  • azeite q.b.
  • sumo de 1 limão
  • 1 folha de louro
  • limão para servir
  • salsa picada para polvilhar ao servir

Para as batatas:
  • batatas q.b. para 4 pessoas cortadas em cubos pequenos
  • 2 cenouras em rodelas grossas
  • 1 cebola em meias luas
  • 3 dentes de alho picados
  • pimentão doce, pimenta e sal q.b.
  • serpão*
  • vinho branco e azeite q.b.

Preparação:

Levar as batatas ao forno (usámos a patusca) até ficarem cozinhadas, mexendo-as de vez em quando.
Os camarões são cozidos em água e sal (apenas deixar levantar fervura) e vão ao forno apenas com o grill, dispostos num tabuleiro e envolvidos com todos os temperos. Devem virar-se para que fiquem tostados dos dois lados.
Podem ser feitos com as batatas quase prontas, uma vez que é bastante rápido.
Nós usámos a patusca para as batatas e o forno para os camarões.

* (uma erva aromática da família do tomilho - foi a primeira vez que usei e gostei. os meus pais têm lá no quintal o tomilho-limão e o serpão. Este último foi dado por uma tia e só agora o provei.)


Vai uma garfada?

Versão para impressão

12 comentários:

  1. Olá Catarina!!!
    A tua receita ficou um grande pitéu!
    Um beijo.))

    ResponderEliminar
  2. Aiii que petisquinho tão bom.....
    Deve ter ficado uma delicia!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Catarina esse petisco cá em casa é bastante apreciados menos para o meu filho (temos pena,lol). Tambem já fiz assim parecido com o teu e gostamos mais do que cozido pois fica com um molhinho muito saboroso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Catarina,
    Ficaram com um aspecto maravilhoso... Que belo petisco. então o molhinho esta mesmo a pedir pão : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Para mim é sem batatas e com pão torrado sff :)

    ResponderEliminar
  6. Ficaram com uma cor fantástica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Catarina ficaram super lindos seus camarões, parabéns, fiquei até com fome aqui! Beijos

    ResponderEliminar
  8. vatarina estao super apetitosos nao fosse eu uma fa de camarao
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Hummm que riqueza de prato, realmente pode bem servir como refeição.
    Tem um aspecto fantástico Catarina e logo eu que adoro um bom de um camarãozinho hehehe.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  10. Batata é o meu acompanhamento favorito e sou verdadeiramente fã de camarão :)

    ResponderEliminar
  11. Com este aspecto fantastico bem que ia uma garfada! Deve ter ficado mesmo bom!

    Beijos.

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...