segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tarte de Bananas

Esta tarte tem uma história...
Uma visitante do blogue (a Libia Ribeiro, do Brasil) enviou-me a receita por e-mail. Como tinha 5 bananas já muito moles tinha de lhes dar um fim digno, pois só gosto de comê-las enquanto estão mais verdes.
Posso dizer que não começou nada como esperava, não ficou como imaginava, mas no final, no momento mais importante, superou completamente as expectativas!

Vou passar para aqui a receita tal e qual ela me enviou, e assinalo as diferenças (e os percalços)...



Torta de bananas (pode ser feito com pêras ou maçãs)
1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
6 bananas (usei 5 bananas grandes, já muito maduras) (ou 3 pêras ou 3 maçãs) em fatias ao comprido
canela em pó
 - adicionei 3 colheres de sopa de margarina à temperatura ambiente!!! -
CREME
2 xícaras e 1/2 de leite
3 colheres (de sopa) de açúcar
4 gemas
1 colher (de sobremesa) de essência de baunilha
Modo de fazer:
Misture todas as farinhas e reserve. (Ou seja, juntei a farinha de trigo, o açúcar, o sal, o fermento e a manteiga e misturei com as mãos. Quando se aglomerava na mão, mas continuando a desfazer facilmente, achei que estava pronta.)
Bata todos os ingredientes do creme no liquidificador e reserve.
Unte um pirex (usei uma forma com fundo amovível - erro crasso, pois o creme ainda verteu um pouco... levei ao forno dentro de um tabuleiro extra, ehehe), e vá colocando nessa ordem:
1- uma camada de farofa doce
2- uma camada de bananas
3- uma camada de creme
Repita as camadas na ordem acima. Mexa com um garfo para que o creme penetre bem. (Eu fiz duas camadas de banana e creme - que era líquido, não creme... - e três camadas de "farofa", foi com o que terminei antes de polvilhar com a canela. Ou seja, fiz os passos: 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1 e canela)
Polvilhe canela por último e leve ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos.
A massa fica bem úmida. (Húmido? Não... Com uma crosta por fora, e completamente líquido por dentro, ehehe. Acho que devia ter ficado no forno um pouco mais...)


Tenha corrido bem ou não, tenha sido confeccionada bem ou mal, o certo é que nos deliciámos com esta maravilha ao lanche!!! Estava deliciosa!
Recomendo vivamente!


Nota adicional: estava assim líquido porque estava ainda morno. Assim que foi ao frigorífico já ficou consistente, e ainda mais delicioso!


Versão para impressão

2 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!! Adoro tudo que tem bananas!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tatiana, já recebi um e-mail da leitora que me deu a receita a confirmar que eu fiz mesmo mal a receita... (mania minha de alterar as coisas, ehehe). Mas o que interessa é que me soube muito bem! Um dia faço a receita direitinho! Já tenho outra receita de bolo de bananas enviado por uma seguidora. Também vou publicar quando experimentar!

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...