sábado, 10 de abril de 2010

Bolo de Claras

Quando sobram claras (normalmente é depois de fazer este pão-de-ló...) gosto sempre de fazer este bolo. É muito agradável, com um sabor e densidade diferente do habitual.
Desta vez, como era para a Páscoa, decidi complementá-lo com um belo doce de ovos e amêndoas torradas, mas simples também é muito bom.

Bolo de Claras


Ingredientes:
  • 100gr de manteiga (ou margarina) amolecida
  • 300gr de açúcar
  • 300gr de farinha
  • 1 chávena (de chá) de leite
  • 1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
  • 6 claras batidas em castelo
Para cobrir:
Preparação:

Começar por bater a manteiga (ou margarina) com o açúcar. Juntar depois, alternadamente, o leite e a farinha. Quando estiver uma massa homogénea juntar a baunilha, mexendo bem, e envolver as claras em castelo.

Levar a forno previamente aquecido numa forma forrada com papel vegetal, untado com margarina e polvilhado com farinha.

Fazer o teste do palito para verificar a cozedura.

Quando bolo estiver completamente frio, bem como o doce de ovos, cobrir o bolo com o doce e salpicar com as amêndoas torradas.


Para as amêndoas torradas: quando retirarem o bolo de forno aproveitem o calor e levem as amêndoas palitadas bem espalhadas num tabuleiro e retirem do forno quando começarem a ficar ligeiramente douradas.


Vai uma fatia?


Versão para impressão

2 comentários:

  1. Ficou lindo e saboroso de certeza...
    BJCAS...

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não fiquei totalmente satisfeita com as fotos, mas posso garantir que estava mesmo saboroso! E simples, como digo no post, também é delicioso. Experimenta, vais ver que que depois o repetes muitas vezes!

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...