domingo, 3 de janeiro de 2010

Como fazer pão de sementes de girassol em casa


Olá mais uma vez! Hoje deparei-me com algo que por certo vos acontece algumas vezes... O pão estava a acabar! Mas em vez de fazer como quase toda a gente e ir até à padaria mais próxima, o meu método é mesmo pôr mãos à obra e amassar!
Não, não tenho a famosa "MFP", a máquina de fazer pão. Tenho um forno a lenha, mas não é a forma mais rápida...
Tenho sim uma velha patusca, que é uma ajuda preciosa para estas situações. Se não tiverem, podem perfeitamente usar o forno normal. Se tiver grill é melhor, para dar o ar tostadinho e apetitoso.

Vamos então aos ingredientes:
  • 1kg de mistura para pão de sementes de girassol (do Lidl)
  • 2,5kg de farinha sem fermento
  • água quente q.b.
  • 60gr de fermento de padeiro (compram-se pacotes de 500gr ou 1kg nas padarias, que se podem dividir em porções de cerca de 60gr e congelar. conservam-se em bom estado durante bastante tempo)
  • farinha q.b. para tender o pão e polvilhar o tabuleiro

Preparação:

Costumo começar por colocar toda a farinha num alguidar de plástico grande - é mais fácil de manobrar do que os tradicionais de barro - e misturá-la muito bem, para as sementes de girassol ficarem espalhadas uniformemente.
De seguida dissolvo o fermento em água quente e misturo na farinha.
Vou adicionando água (sempre quente) até toda a farinha estar ensopada e amassa-se o pão até a massa estar completamente ligada e começar a descolar do alguidar.

No fim desta operação, que não demora mais de 30 minutos, polvilhar a massa com um pouco de farinha, cobrir o alguidar com um pano fino e depois com uma manta grossa, e colocar em sítio seco e de preferência quente, sem qualquer corrente de ar - assim a massa cresce mais depressa.

Deixar a massa levedar cerca de duas horas.

O resultado no fim de levedar é este:

Depois da massa pronta - fica leve e fofa - moldam-se pães de tamanho médio (com as mãos enfarinhadas, e salpicando também a massa, para não pegar muito às mãos) e colocam-se em tabuleiro também polvilhado com farinha.
Numa patusca podem fazer-se até 3 pequenos pães de cada vez, e cozem em cerca de 30 minutos.

Os pães acabam por se colar um pouco ao centro, mas ficam muito bonitos na mesma!
Devem usar as duas resistências ao mesmo tempo, mas assim que o pão dourar por cima, devem desligar a resistência de cima. (ter em atenção também o grill caso usem o forno)
Em cerca de 30 minutos têm três pães deliciosos prontos a comer!

A dose que fiz rendeu 9 pães de tamanho médio e ainda mais 3 mais pequeninos.
Vejam o resultado final nestas duas fotos. Não dão vontade de comer?





Nota: Devem ter reparado que não adicionei sal nenhum à receita. Isto porque a mistura para pão do Lidl já tem bastante sal adicionado, e considero que seja o suficiente. Se quiserem podem adicionar um pouco, mas com cuidado, podem correr o risco de o salgar em demasia.
Há mais variedades de farinhas - pão de trigo, pão com centeio... - mas esta é sem dúvida a minha preferida.

O pão pode conservar-se congelado durante algum tempo - antes de o congelarem não deixem ficar totalmente frio. Quando for descongelado (no microondas) vai ter o mesmo sabor de quando é acabado de fazer!

Experimentem e deliciem-se! (é o que vou fazer agora - sim, eles estão quentinhos à minha espera!)

Versão para impressão

1 comentário:

Se quiserem partilhar uma fatia...