quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Capuccino - mais uma versão

Boas!

Ora cá estou eu para mais uma publicação... Há muito que pretendia fazer esta receita: mistura para capuccino caseira. Sou fã de capuccino, e queria experimentar a fazer a minha versão.
Para isso pesquisei vários sítios na net (inspirei-me no "Sítio do Sol", que leio habitualmente, e noutros) e usei dicas de várias receitas.



Como é a primeira vez fiz uma dose pequenita... 

Capuccino

Ingredientes: (para um frasco médio, cerca de 200gr)
  • 100gr leite em pó meio gordo
  • 30gr de descafeinado em pó
  • 1 saqueta de chantilly em pó (usei royal)
  • 1 colher de sopa rasa de açúcar baunilhado
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1/2 colher de sopa de canela
  • 1/4 colher de sopa de bicarbonato de sódio
Preparação:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e "bater" até ficar um pó homogéneo.

Depois é pôr a gosto numa caneca (uma ou duas colheres de sopa), se pretenderem adicionem açúcar, e juntem água (ou leite) bem quente, mexendo sempre.
 
E vamos lá, depois do teste, às críticas à experiência! O toque de canela fica divino, é um aroma fantástico. Não sei muito bem o que chantilly em pó traz à receita, pois mesmo assim não fica muito doce. Para ficar mais saboroso tive de adicionar açúcar.
Da próxima vez não sei se voltarei a usar o chantilly, ou apenas açúcar.
É pena não fazer muita espuma, para primeira experiência até não está nada mal, como podem ver pela foto.


É hora de serem vocês a experimentar e a fazerem os retoques que mais vos agradarem. Sintam-se à vontade para vir aqui contar a vossa experiência! Deliciem-se!


(Uma nota especial ao meu provador oficial que fez a fantástica imagem que agora identifica o blogue! Obrigada, morzito!)

Nota: Como tinha gostado da versão que fiz e apenas tinha ficado um pouco aquém na doçura, neste fim-de-semana fiz uma dose maior (para deixar uma boa dose para os meus pais, que também adoram capuccino).
Fiz a receita acima multiplicando por quatro as quantidades, e adicionei 10 colheres de sopa de açúcar. acho que fica com a doçura ideal, e sem exageros. Recomendo vivamente! (A minha forma preferida de o beber é com leite, embora simples, com água, também seja bastante bom.)

Versão para impressão

4 comentários:

  1. Adorei a ideia do acçucar baunilhado!

    Acho que o chantilly em pó ajuda na formação de espuma... é isso e o bicarbonato, mas o bicarbonato, se não tivermos cuidado e colocarmos muito fica a saber mal (e a cheirar esquisito tb)

    Jinhos :D

    ResponderEliminar
  2. Olá :)

    Já fiz uma nova dose, desta vez multiplicada por quatro, e continuei com todos os ingredientes base, mas adicionei açúcar. agora sim, acho que cheguei à minha receita ideal!
    Se gostares de canela, recomendo vivamente que adiciones, dá um aroma fenomenal!

    ResponderEliminar
  3. Oi Catarina, eu também tenho uma receitinha de capuccino bem facinha, se voce quiser, fique a vontade pra ver a proveitar para conhecer meu blog.
    Um beijo e inté.

    Marcia Gullo
    www.blogdagullo.blogspot.com

    ResponderEliminar

Se quiserem partilhar uma fatia...