domingo, 17 de janeiro de 2010

Broa de milho

Olá mais uma vez. Depois de um delicioso bolo de chocolate que vai desaparecendo a "fatias largas" cá em casa é hora de apresentar uma receita mais saudável.
O pão de sementes está a acabar, e agora vamos variar - broa de milho "50/50" - isto é: metade de farinha de milho e metade de farinha de trigo.


Quem gostar da broa mais amarela (fica também um pouco mais dura), é questão de reduzir a farinha de trigo, e vice-versa. Eu tenho a sorte do meu pai ter milho que cresce no seu quintal e nós próprios fazemos a farinha, por isso é coisa que não falta cá em casa. (sim, também se usa na doçaria, mas é algo que ainda vou descobrindo aos poucos o seu potencial. Brevemente publico aqui a receita do bolo de farinha de milho).

Mas vamos ao que interessa...

Broa de Milho "50/50"

Ingredientes:
  • 1kg de farinha de milho
  • 1kg de farinha de trigo
  • água quente q.b.
  • 60gr fermento de padeiro, aproximadamente
  • sal (eu ponho uma mão fechada e mais um pouco, para esta quantidade)
 Preparação:

 Começar por "escaldar" a farinha de milho.


É um processo bastante simples. Colocar a farinha num alguidar e deitar, aos poucos, água bem quente sobre a farinha. Ir mexendo com uma colher de pau até a farinha estar completamente húmida, mas atenção, não deixar ficar mole! A farinha deve ficar consistente.
De seguida, diluir o fermento num pouco de água quente, junto com sal.
Verter sobre a farinha de milho e juntar a farinha de trigo.


Podem começar a envolver a farinha de milho com a colher de pau, se ainda estiver muito quente, mas se puderem, ponham logo as "mãos na massa" até ficar bem ligada. Se for necessário juntem mais água, mas em princípio não será necessária mais. A massa deve ficar consistente e devem conseguir facilmente formar uma bola.


Deixem a descansar no alguidar, polvilhando com um pouco de farinha de trigo, e cubram com um pano e mantas, para que permaneça quente.
Por norma duas horas são suficientes.
Agora que a massa está pronta, é só formar umas bolinhas do tamanho que pretenderem (polvilhem a massa com farinha e as mãos, para não pegar) e levar ao forno até cozer - 20 minutos deve ser suficiente, se forem broas médias a pequenas.


 

Eu gosto de as fazer pequenas, assim gastam-se mais rapidamente e não chegam a endurecer!
Esta dose rendeu 8 broas. Costumo congelar e descongelo depois no microondas. Ficam molinhas, como se fossem acabadinhas de fazer.

Que bonitas que estão! Quentinhas, com manteiga, são uma delícia...


Vai uma fatia?

Versão para impressão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiserem partilhar uma fatia...